Estudo Errado - Gabriel Pensador

Música: Estudo Errado - Gabriel Pensador(Compositor)- Eu tô aqui Pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer? Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater, Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever, A professora já tá de marcação porque sempre me pega Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo, E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo. Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude,mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!" Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi, Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde, Ou quem sabe aumentar minha mesada, Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?) Não. De mulher pelada. A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada, E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) A rua é perigosa então eu vejo televisão (Tá lá mais um corpo estendido no chão). Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação, - Ué não te ensinaram? - Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil, Em vão, pouco interessantes, eu fico pu.. Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!!) Então eu fui relendo tudo até a prova começar. Voltei louco pra contar: Manhê! Tirei um dez na prova, Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova, Decorei toda lição, Não errei nenhuma questão, Não aprendi nada de bom, Mas tirei dez (boa filhão!) Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci, Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci, Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Decoreba: esse é o método de ensino, Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino, Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos. Desse jeito até história fica chato, Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo, Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo, Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente, Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente, E sei que o estudo é uma coisa boa, O problema é que sem motivação a gente enjoa, O sistema bota um monte de abobrinha no programa, Mas pra aprender a ser um ingonorante (...) Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir) Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre, Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste: - O que é corrupção? Pra que serve um deputado? Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso! Ou que a minhoca é hermafrodita, Ou sobre a tênia solitária. Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...) Vamos fugir dessa jaula! "Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?) Não. A aula. Matei a aula porque num dava, Eu não agüentava mais, E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais, Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam (Esse num é o valor que um aluno merecia!) Íííh... Sujô (Hein?) O inspetor! (Acabou a farra, já pra sala do coordenador!) Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar, E me disseram que a escola era meu segundo lar E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente, Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre! Então eu vou passar de ano, Não tenho outra saída, Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida. Discutindo e ensinando os problemas atuais,E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais, Com matérias das quais eles não lembram mais nada, E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada Refrão Encarem as crianças com mais seriedade, Pois na escola é onde formamos nossa personalidade, Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios,Quem devia lucrar só é prejudicado, Assim vocês vão criar uma geração de revoltados, Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio, Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio... Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio! Mas é só a verdade professora! Eu sei, mas colabora se não eu perco o meu emprego.

PROJETO: VOCÊ TEM FOME DE QUE?

Realizado para avaliação da disciplina:

Adimensão estruturante das tecnologias
Módulo 1 - Curso de especialização Tecnologia e Novas Educações
UFBA (Universidade Federal da Bahia)




JUSTIFICATIVA

Na contemporaneidade devido à falta de tempo para o preparo de uma alimentação saudável, muitos pais recorrem a fast-food, quando possuem um poder aquisitivo maior, restringindo assim seus filhos a uma precária ou até mesmo inadequada alimentação, causando obesidade, diabetes, altas taxas de colesterol, hipertensão etc. Ao contrario deste quadro, as crianças de baixa renda se vêem a mercê de uma alimentação com poucas proteínas, vitaminas, cálcio, fósforo, ferro, enfim, que se fazem necessário para o seu desenvolvimento integral, tornando-as desnutridas.

Diante deste quadro, elaboramos este projeto no intuito de promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. Viabilizando amostra de alimentos hodripônicos, transgênicos, e orgânicos para que as crianças degustem, conheçam o processo de produção e saibam diferencia-los. Para tanto, utilizaremos o laboratório de informática, jornais, revistas, entre outros, para a coleta de dados, assim como figuras para a ilustração da estória, fazendo com que os discentes se familiarizarem com o processo de pesquisa e saibam utiliza-lo quando necessário.



PÚBLICO - ALVO:

O projeto Alimentação Saudável terá como público-alvo alunos do Ensino Fundamental – 5º ano, 4ª serie e pais.



OBJETIVO GERAL

Despertar o interesse por uma alimentação saudável e conhecer o processo de produção dos alimentos e as tecnologias utilizadas neste processo, e também, colocar os discentes como aprendizes no laboratório de informática, para que saibam utilizar a pesquisa, não só copiando as informações, mas interpretando-as, formulando textos através de referenciais teóricos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Utilizar informações coletadas, para que saibam elaborar textos através de pesquisas realizadas, a partir de referenciais teóricos, utilizando algumas mídias (jornais, revistas, entre outros), no processo de pesquisa.

- Reconhecer algumas frutas, legumes e hortaliças transgênicos e hidropônicos e orgânicos;

- Confeccionar uma estória em quadrinhos elucidativa, analisando os tipos de produção de alimentos transgênico, hidropônico e orgânico, e suas respectivas diferenças (vantagens e desvantagens para a saúde);

- Incentivar os alunos a consumirem alimentos essenciais para que seu desenvolvimento ocorra de forma saudável;

- Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene em relação às frutas, legumes e hortaliças e outros alimentos que se adequarem, no processo de execução do projeto;

- Valorizar o momento reservado a alimentação;

- Explorar o ambiente estabelecendo contato com a planta, manifestando curiosidade e interesse.

- Cuidar da planta e observar o seu crescimento, suas transformações e participar dos cuidados que exigem como regar, verificar a presença de pragas etc.



METODOLOGIA:

Conversa e registro (textos, desenhos, figuras), sobre a alimentação preferida das crianças, para a confecção da estória em quadrinhos.

O projeto será desenvolvido em etapas distintas. Primeiro confeccionaremos um cartaz com as frutas, verduras e legumes (separadamente), que serão trabalhados para que as crianças se familiarizem.

Nesta atividade o professor poderá trabalhar:

. O nome dos alimentos;

. Receitas;

. Colagens;

. Dobraduras;

. Poesia;

. Horta (coentro, erva-cidreira, cebolinha);

. Excursão (Ceasa do Rio Vermelho);

. Confecção de DVD (dar aos pais como lembrança no final do ano), para as crianças assistirem em sala;

. Brincadeiras (a mordida da maçã, dança da maçã);

. Confeccionar com eles textos e desenhos, para a elaboração da estória em quadrinhos, que posteriormente será colocado no mural da escola;

. Pesquisar referenciais teóricos e figuras na sala de informática, para que confeccionem textos da estória.



PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS ( AÇÕES) :

O professor leva frutas e verduras e as prepara, de acordo com suas características, oferecendo aos alunos para degustarem, alimentos transgênicos, hidropônico e orgânicos, posteriormente faz questionamentos: se sentiram alguma diferença no sabor, textura, coloração e faz levantamento dos conhecimentos prévios, quais as diferenças entre um e outro, se fazem bem a saúde, se há alguma restrição para consumi-los, .........

Após a demonstração pedir que pesquisem e tragam para discussão em sala de aula, como se dá o processo de produção destes tipos de alimentos;

Discutir em sala a coleta de material pesquisado pelos alunos;

Transcrever no quadro as falas das crianças a respeito do assunto;

Acompanha-los a sala de informática para que façam pesquisas, com embasamento teórico, e coletem figuras para ilustração da estória;

Explicações dadas pelo mediador após as pesquisas, o hidropônico é um alimento produzido sem a presença do solo e sempre em ambiente protegido, ou seja, em estufa. Cultivado sobre suportes artificiais, em água, recebe soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças.

Transgênico e o alimento cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias,...) e a herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água. Porém, deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos diminui imensamente com o uso dos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até 5 aplicações de herbicida, enquanto que uma lavoura transgênica Roundup Ready (resistência ao herbicida glifosato) utiliza apenas 1 aplicação.

Orgânicos são alimentos que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.

Utilização de horta para plantação de hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro.



RECURSOS:

CD, DVD, TV, máquina fotográfica, espremedor de frutas, liquidificador, livros, jornais, textos, sala de informática (uso dos computadores), grãos de cereais, cola, sementes, terra e diferentes tipos de papéis, entre outros.



AVALIAÇÃO:

Será processual.

O projeto será avaliado através da participação dos alunos em todas as atividades, na roda de conversa e através de um debate, com a divisão da sala em grupos, onde um irá expor os prós e o outro os contras, no consumo destes tipos de alimentos, com base nas pesquisas realizadas, que servirão de texto para a elaboração da estória.


CULMINÂNCIA:

Entrega da revista em quadrinhos para colocação no mural da escola e piquenique global.





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ALMEIDA, P.N. Educação lúdica: técnica e jogos pedagógicos. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação Infantil: creches: atividades para crianças de 0 a 6 anos. São Paulo: Moderna, 1999.

BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seu filho: pais bons o bastante. 18 ed. Rio de Janeiro: Campus (cpa.14-15), 1989.

_____. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 2001.

RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 1987

Transgênese-Wikipedea, a enciclopedia livre. Disponível em : pt.wikipedia.org/wiki/Transgênese. Acesso em: 10/10/2010.

Alimentos orgânicos O que é, frutas, legumes e verduras orgânicas, carne orgânica, ovos, vantagens e desvantagens. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm. Acesso em 10/10/2010.

Diferença entre orgânico e hidropônico. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 10/10/2010.